quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Palestra para os professores do bairro Jardim Paraíso

No dia 20/10/2009 foi realizada na Univille, uma palestra para os professores de várias escolas do bairro Jardim Paraíso, abordamos o uso correto das plantas medicinais, e mostramos que algumas plantas possuem toxicidade dependendo da maneira como é utilizada. Alertamos principalmente para o cuidado que grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças, possuem diferenças em seu metabolismo e são um grupo onde deve-se ter cuidado com a administração de chás. Levamos amostras retiradas do horto da Univille, como citronela, capim-limão, boldo, erva-cidreira, melissa, confrei, etc. Destacamos a importância na diferenciação das plantas, como não utilizar algumas plantas, quais plantas possuem estudos científicos confirmando seus efeitos, entre outros cuidados que os professores poderão estar passando aos alunos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Exposição na Escola Ensino Médio Deputado Nagib Zattar




No dia 18 de outubro estivemos participando de um evento na E. E. M. Deputado Nagib Zattar, fizemos exposição dos vasos, banner, plantas colhidas do horto, a maioria dos participantes foi alunos da escola. Orientamos sobre os problemas que podem causar o uso incorreto de plantas medicinais, que é preciso saber identificar corretamente cada planta,antes de preparar um chá deve-se obeter uma planta de local longe de estradas, não de deve utilizar agrotóxicos, a planta utilizada não deve estar suja e com bom aspecto.

Palestra na Pastoral da Saúde de Joinville

No dia 06/10/2009 foi realizada palestra na Pastoral da Saúde de Joinville onde falamos sobre o uso correto das plantas medicinais, e mostramos que algumas plantas possuem toxicidade dependendo da maneira como é utilizada. Levamos amostras retiradas do horto da Univille, como citronela, capim-limão, boldo, erva-cidreira, melissa, confrei, etc. Destacamos a importância na diferenciação das plantas, como não utilizar algumas plantas, quais plantas possuem estudos científicos confirmando seus efeitos, entre outros cuidados.

Palestra junto ao Posto de saúde do bairro Jarivatuba




No dia 29/09/2009 foi realizada uma palestra para os moradores do bairro Jarivatuba, a palestra foi realizada na S.E.R.C. Tamandaré, abordando o uso correto das plantas, levamos amostras de citronela, capim-limão, dois tipos de boldo, erva-cidreira, melissa, confrei, etc. Destacamos a importância na diferenciação das plantas, como não utilizar, quais possuem estudos científicos confirmando seus efeitos, entre outros cuidados. Mostramos também como preparar o chá de capim-limão e chá de erva doce corretamente, os quais tomamos junto com bolo e bolacha trazido pelas funcionárias do posto de saúde.