quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Semana da Comunidade Univille




A décima terceira edição da Semana da Comunidade Univille ocorreu do dia 10 ao dia 14 de agosto de 2009, onde a comunidade pode conhecer um pouco dos cursos da Univille na Feira das Profissões, também foram apresentadas palestras, jogos, troca troca de livros, shows entre outras atrações. Nosso projeto esteve participando, com exposição do plantas, banner, jogo da memória de plantas tóxicas e orientação sobre as plantas, passaram pelo nosso stand pessoas de várias idades porém a maioria eram estudantes de escola de ensino médio e fundamental.

Capacitação dos professores do Jardim Paraíso

No dia 11 de agosto de 2009 o Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais realizou uma palestra na Univille para professores de várias escolas do bairro Jardim Paraíso, os professores das áreas de ciências e biologia foram orientados sobre o uso correto das plantas, como por exemplo, a importância de se saber identificar as plantas corretamente, quais as maneiras que podemos fazer chás, risco de interação de plantas com medicamentos, entre outros cuidados. Também apresentamos o horto da Univille onde as plantas estão divididas em tóxicas e medicinias sendo que as medicinais estão em duas áreas, uma onde são divididas por família e outra por composto químico. Também falamos sobre o cuidado que se tem que ter ao pesquisar sobre plantas medicinias, pois muitas são de fonte duvidosa, assim os professores poderão repassar adequadamente os cuidados com as plantas para os alunos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Palestra na Escola Adolpho Bartsch

O Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais esteve no dia 6 de agosto na Escola Adolpho Bartsch, em Pirabeiraba, falando sobre as plantas para crianças de pré à 4ª série, enfatizamos a necessidade de se identificar as plantas antes de utilizá-las, os riscos do uso de palntas medicinais junto com medicamentos, cuidados com plantas tóxicas, e para isso utilizamos uma linguagem mas simples por causa da faixa etária. Fizemos questinoamentos após a palestra e percebemos que eles conseguiram entender os pontos mais importantes e levaram esse conhecimento á diante. Nesta palestra participaram cerca de 120 alunos.

Palestra junto ao Projeto Homo Sacratu

No dia 8 de julho de 2009 nós do Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais estivemos realizano uma palestra sobre o uso correto das plantas para um grupo de pessoas que participam do Projeto Homo Sacratu do curso de Psicologia da Univille, falamos sobre cuidados no uso de plantas medicinais, como identificar, maneiras de preparar os chás, tiramos dúvidas e o público mostrou-se bastante interessado. Participaram cerca de 10 pessoas.

Palestra na Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso

O Projeto esteve realizando uma palestra dia 8 de julho na Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso onde levamos algumas plantas e falamos sobre o uso correto das mesmas, evidenciando as mais usadas para hipertensão e diabetes, esclarecemos dúvidas e alertamos sobre os possíveis riscos do uso de algumas plantas para pessoas que possuem essas doenças. Os participantes foram cerca de 30 pessoas.

Palestra para a Pastoral da Saúde





No dia 2 de julho de 2009 o Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais convidado pelo Pe Nivaldo, esteve na Mitra Diocesana de Joinville ministrando uma palestra para participantes da Pastoral da Saúde de Joinville e região, levamos amostras de plantas do horto da Univille para mostrarmos sobre a identificação das plantas, observamos que algumas participantes tinham algum conhecimento sobre plantas medicinais, sendo que várias participantes levaram plantas para reconhecermos e falássemos sobre seus possíveis usos medicinais. O público foi de cerca de120 pessoas, que pediram novas palestras.

Palestra Escola Municipal Professor Bernardo Tank

No dia 23 de junho O Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais esteve realizando palestras para alunos de 1ª a 4ª série, os alunos mostraram-se muito interessados, foram levadas plantas para demosntração e esclarecimento sobre como fazer os chás corretamente, quais as plantas que podem ser utilizadas e quais não podem, usando para isso conhecimento científico.Participaram destas palestras cerca de 220 alunos.

domingo, 9 de agosto de 2009

Palestra Posto de Saúde do Bom Retiro

No dia 10 de junho o Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais esteve realizando uma palestra no Posto de Saúde do bairro Bom Retiro, vimos que muitas pessoas fazem uso incorreto das plantas medicinais, como também muitas utilizam corretamente, um dos temas comentados foi sobre as interações que podem ocorrer entre medicamentos e plantas, o que foi ressaltado por uma médica do posto que estava presente. O público mostrou-se bastante interessado e pediram mais palestras. Compareceram cerca de 25 pessoas.

Palestra no Jornal ANotícia

O Jornal ANotícia convidou nosso projeto para realizar uma palestra na sua sede, onde mostramos os cuidados que devemos ter com as plantas como, identificação correta, maneiras corretas de se preparar os chás, cuidados com as plantas tóxicas entre outros cidados que devemos ter ao fazer uso das mesmas. A palestra foi realizada em 5 de junho na semana do meio ambiente, para cerca de 30 alunos da E. E. B. Dom Pio de Freitas e alguns funcionários do Jornal ANotícia.

Univille na Comunidade Bairro Itinga



No dia 30 de maio de 2009 o Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais esteve no bairro Itinga em mais um Univille na Comunidade, onde participaram projetos de vários cursos da Univille. Houve a partcipação especialmente das crianças que estiveram bastante interessadas nos jogos dos sentidos e da memória, onde as crianças aprendem sobre as plantas medicinais brincando. Também os pais das crianças estiveram presentes adoraram a saber que podem substituir as pastilhas dos aparelhos para matar mosquito que ligar na tomada por folhas verdes de citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle.)dobradas várias vezes, apesar de não ser tão eficiente e ter que trocar várias vezes, tem custo zero para quem possui a planta em casa. Participaram cerca de 30 pessoas.

Palestra na E. E. B. Benta Costa


Nos dias 13 e 14 de março o Projeto Uso Racional de Plantas Medicinais esteve na E. E. B. Benta Costa realizando palestras sobre o uso correto das plantas medicinais, levamos plantas do horto da Univille como, boldo, capim-limão, citronela, avelós, entre outras, mostramos como fazer a identificação correta, falamos sobre os usos populares e estudos científicos, sobre os cuidados na coleta, armazenamento e uso das plantas. Cerca de 30 pessoas participaram como ouvintes de nossa palestra.