segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Projeto - URPM


A UNIVILLE, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), vem desenvolvendo projeto “Uso Racional de Plantas Medicinais”, tendo como objetivo informar a população sobre o uso adequado de plantas medicinais e tóxicas. Transmitindo à comunidade, conhecimentos básicos sobre o uso adequado de plantas medicinais; identificando amostras de plantas trazidas pela população; verificando, junto à literatura, se há validação para os efeitos atribuídos a estas plantas; e se há presença de toxicidade. Foto referente ao dia Mundial da Saúde - 7/04/2006

Palestra 03.05.2007



Assim como na palestra junto à comunidade de Rio da Prata (fotos acima), em todos os eventos o projeto "USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS" foi de suma importância, levando conhecimentos científicos, demonstrações de utilização das plantas medicinais, alertas sobre cultivo, colheita, males e benefícios dessas e além do mais tirando dúvidas freqüentes do público participante, o que acaba diminuindo os indícios de uso incorreto das plantas medicinais.

Oficina 25.04.2007



As oficinas são realizadas com o intuito do conhecimento sobre plantas medicinais e chás, às conhecendo e sendo alertadas dos perigos, benefícios e modos de preparo de cada uma delas. As fotos acima mostram a oficina realizada na Univille no dia 25/04/2007. As pessoas participaram fazendo chás e recebendo informações sobre as plantas utilizadas. Em seguida conheceram o Horto medicinal da Univille onde puderam conhecer melhor a identificação das plantas, e suas respectivas utilizações.

Palestra 17.04.2007


A palestra na Maternidade Darci Vargas, assim como a palestra da Semana da Saúde da Univille do dia 10/04/2007 e os demais eventos já realizados - contamos com um público muito interessado e participativo. Nos eventos realizados o espaço para discussão é aberta ao fim da palestra para dúvidas relacionadas ao tema “USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS”, o que torna o evento produtivo e descontraído, melhorando o entendimento das pessoas e conseqüentemente colaborando com o bem estar da comunidade.

Festival Brasileiro de Hemerocallis

Do dia 15 ao dia 19 de novembro de 2006 estivemos com uma exposição do projeto Uso Racional de Plantas Medicinais na Agrícola da Ilha, onde estava acontecendo o festival Brasileiro de Hemerocallis.

Chás Medicinais


“A palavra chá tem uma origem relativamente recente. Em 1601, uma embarcação da Companhia Holandesa das Índias Orientais transportou para a Holanda vários sacos de chás provenientes de um barco a vela chinês em Java e os levou para a Holanda, levando junto o nome do produto, t’e, como é chamado no dialeto amoy do sul da China. Quando o chá chinês entrou em outros países através dos portos marítimos holandeses e britânicos, manteve o nome usado no sul da China. Os países que importaram a erva por terra através da Rússia adotaram o nome chai. O significado do termo chá foi se ampliando gradualmente na língua inglesa, primeiro referindo-se à folha seca de chá, depois a bebida preparada a partir desta, sendo logo aplicado a todas as ervas das quais se pode fazer infusões potáveis” (SCHULZ, 2002).

Palestra 22.06.06


Os trabalhos são desenvolvidos fazendo com que a comunidade também compartilhe seu conhecimento com relação às plantas, para que assim a pesquisa bibliográfica seja enriquecida, uma vez que os dados que são levantados na comunidade são posteriormente pesquisados com relação à comprovação científica.